Incubação

Incubação foi minha primeira incursão na ficção científica e que eu gostei bastante de escrever. Foi publicada originalmente na coletânea Do Meio do Espaço Chegou... organizada por Lu Evans. Confira abaixo um trecho do conto.


Sinopse

Em 2025, a interceptação de uma mensagem vinda do espaço desperta assombro e entusiasmo no povo da Terra, que decide enviar uma expedição para investigar. Contudo, chegando ao ponto de origem da transmissão, os viajantes compreendem que não estão preparados para o que encontram lá.


Trecho

"Em 2025, uma rajada de ondas de rádio foram captadas, inicialmente, de modo tímido pelos equipamentos da Terra. Aquilo que foi considerado ser o pulso de um magnetar, revelou-se algo mais extraordinário: era um pedido de socorro.

...nos ajude, eles estão chegando!

Apesar de ter levado sete anos para ser desvendada, a mensagem só foi revelada ao público quinze anos após sua captação. A divulgação provocou ao mesmo tempo fascínio e assombro, pois revelou pelo menos duas coisas: os humanos não estavam sozinhos e, provavelmente, havia uma forma de vida hostil rondando o Universo. 

Agências espaciais de diversos países entraram em acordo. Uma missão deveria ser enviada ao local de origem da mensagem, sustentando a ideia de que a humanidade precisava atender a esse chamado. A sede da missão seria no Brasil, pois a captação e decodificação foram feitas pelo observatório Rosa dos Ventos na Chapada dos Guimarães em Mato Grosso.

Cientistas das mais diversas áreas opuseram-se fortemente à ideia, pois, se os cálculos estivessem corretos, as ondas tinham origem a aproximadamente doze anos luz da Terra. Ainda que em termos astronômicos fosse uma distância curta, precisavam considerar o período que as ondas levaram para chegar à Terra, quanto tempo demorariam para desenvolver uma tecnologia capaz de cruzar o espaço e quanto tempo levariam para chegar lá. Era possível até que houvesse muito pouco ou nada para ser encontrado.

Porém, a opinião pública, inflamada por discursos políticos, clamava para que algo fosse feito. Foi então decidido que mesmo sendo tarde para um resgate, uma missão seria enviada, ainda que seus entusiastas não estivessem vivos para ver o resultado. Ao menos, agora havia uma direção para onde ir, pois há anos os humanos exploravam o Universo a esmo apenas com seus telescópios e satélites.

Nesse contexto foi criada a Organização Espacial das Nações, a OEN, e iniciado o Projeto Exploratio."




Raphael Rodrigo

Escritor, Professor e Pesquisador

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem